Se você tem entre 15 e 29 anos pode viajar de graça!

Pode até parecer aquelas chamadas maliciosas, que as pessoas costumam utilizar para ganharem cliques mas não é! Está na lei, é um direito do cidadão, mas infelizmente poucos sabem disso. Entenda lendo o texto a seguir:

Segundo a nossa legislação, é garantido que em toda viagem onde o translado para cidades entre estados seja feito via ônibus, duas vagas sem custo algum, sejam disponibilizadas para jovens entre 15 e 29 anos. Quando estas vagas são preenchidas, mais duas devem ser disponibilizadas pela metade do preço.

Para ter acesso a este serviço, a pessoa que se encaixa na categoria citada, deve estar munida do ID Jovem (Identidade Jovem), que nada tem a ver com o registro geral. Esta identificação, se obtém pela internet após a realização de um cadastro, e caso esteja dentro do tempo ativo, é só apresentar a carteirinha na companhia de transporte, juntamente com o RG ou CNH. A carteira de trabalho também serve como identificação.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT) regulamentou este serviço, que é subsidiado pelo governo, e faz parte do estatuto dos jovens brasileiros. Caso você não possua meios para imprimir a identificação que obterá virtualmente, não se preocupe. É  válida a apresentação pelo celular ou outro dispositivo móvel conectado à rede, durante a compra da passagem.
No entanto, existem alguns critérios a serem cumpridos para conquistar este direito:
  • A renda do jovem não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • O mesmo deve possuir inscrição no CadÚnico, que é o sistema de programas sociais governamentais.

A solicitação pode ser feita no site que disponibilizaremos ao final, ou mesmo através de um aplicativo.

De acordo com a perspectiva do governo, milhões será beneficiados com o direito de viajar gratuitamente pelos estados brasileiros. Além do que, o ID Jovem, oferece outras vantagens, tais como pagar metade do ingresso em apresentações culturais e desportivas. O processo é o mesmo utilizado na compra de passagens rodoviárias.

Caso o jovem seja impedido de conseguir o benefício, mesmo com todos os documentos e cadastros regulamentados,  basta se dirigir até algum posto da ANTT e efetuar uma reclamação, este direito é garantido por lei. Não perca tempo e solicite seui ID Jovem agora mesmo no site: https://bit.ly/2iRLsA2

Compartilhe com seus amigos