Por que o Brasil recebe poucos turistas?

Essa é uma dúvida que assola até mesmo o governo brasileiro. Existem várias respostas e justificativas para essa pergunta, o que faz essa situação ser um pouco delicada. Incentivar o turismo depende de muitas variáveis. Neste artigo comentaremos algumas das possibilidades de explicação sobre o porquê de Miami receber mais visitas turísticas do que o Brasil todo.

Na época de verão, é comum que enxerguemos alguns gringos por aqui, uruguaios ou argentinos que buscam passar suas férias aqui no litoral brasileiro. No entanto, isso não é sinônimo de crescimento de economia ou motivo para comemoração. Segundo o relatório do World Travel & Tourism Council do ano de 2016, o turismo mundial cresce desde 2011 constantemente, enquanto nós, do Brasil, travamos nos números.

Para se ter uma ideia, nosso país recebe 5 milhões de turistas enquanto Miami, apenas Miami, recebe 7 milhões. Vale lembrar que o Coliseu, só um ponto turístico, recebe 4 milhões de visitantes anualmente. Os números preocupam.

Nossa falta de turistas está justamente explicada em vários fatores. Um deles é a infraestrutura. Temos 1.700.000 de km em estradas, mas somente 170000 km delas são asfaltadas. Pasme: 90% de nossas estradas ainda são terra e pedra ou lajotadas (mal-feitas, por sinal). Além disso, viagens aéreas são limitadas, forçando os turistas a ir por essas estradas ruins.

Além disso, os nossos portos ruins contribuem para esses pequenos números. Parques nacionais são um desastre: temos 71, mas poucos são sinalizados ou bem tratados. Ademais, a falta de guias turísticos que atuem também contribui para o desestímulo turístico do país.

 

Resumindo: somos um país despreparado para os turistas. Mas devemos tomar uma atitude. Contudo, essa atitude deve ser minuciosa e atentar-se aos detalhes que, infelizmente, muitas vezes estão escondidos.

Compartilhe com seus amigos